10 outubro 2013

AMIGOS E AMIGOS...

“Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração”
Miltom Nascimento

Muitos de nós temos vários amigos. Quer no mundo real ou no mundo virtual. Amigos deveriam ser no mínimo pessoas ligadas a nós para nos fazer bem, nos trazer alento nos momentos difíceis e para compartilhar conosco nossas alegrias e tristezas. Afinal amigo é para essas coisas.
Embora tenhamos expectativas positivas em relação a nossos amigos, (pelo menos eu penso assim) nem sempre é o que acontece de fato.
Nas redes sociais vamos adquirindo amizades as mais diversas de todos os lugares, não só do Brasil, mas também do exterior.  A gente usa esse meio tão em moda para se comunicar e fazer amigos de todos os tipos, uns bons e outros nem tanto. Tenho tido muitas experiências interessantes com amigos virtuais e amigos reais. E acredito que isso me tem feito crescer bastante em relação aos relacionamentos.
Mas vamos aos fatos que realmente nos interessam. Como disse acima há amigos que nos fazem bem e outros não. E é sobre isso que quero refletir com você nesse texto meu caro leitor.
Quando é que uma amizade te faz bem e quando não faz? Bem, esta é uma questão fundamental para sabermos se mantemos ou não a amizade. Quando uma pessoa seja ela homem ou mulher que faz parte de seu rol de amigos te faz bem sabemos logo. A conversa é sempre agradável, ela procura de todas as formas agradar e ajudar no que for preciso. Mais ainda, você não fica com aquela sensação de que precisa tomar cuidado com aquela pessoa. Ela te trás confiança, você fica relaxado na sua presença e quer compartilhar as coisas boas e ruins com ela. Além disso, a gente sente um prazer enorme em ficar junto com essa pessoa, celebrar os bons momentos e chorar os maus. O verdadeiro amigo é sempre aquele que não quer “puxar seu tapete”, pelo contrário, ele se alegra em ver seu sucesso e se possível te ajuda a alcança-lo. Amigos assim devem ser cultivados e se você não os tem ainda, procure-os, pois são raros e vale a pena mantê-los.
Por outro lado há aquelas amizades que surgem em nossa vida que não nos fazem nada bem. São pessoas que se aproximam de nós sabe-se lá com quais propósitos! Mas elas existem e tenha certeza, fazem parte do seu rol de amigos e estão sempre à espreita para tirar proveito de alguma situação sua.
Dizia o poeta mineiro numa canção: “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves”. E é mesmo. Quem tem bons amigos preserve. Quem não tem conquiste. Quanto aos maus e falsos amigos, melhor mesmo e abandoná-los e seguir em frente com sinceridade e amor no coração.
Haroldo Mendes





Nenhum comentário: