31 outubro 2013

UMA NOVA REFORMA PROTESTANTE PARA O SÉCULO XXI


Há quase 500 anos o monge agostiniano Martinho Lutero (Martim Luther) afixava na porta da catedral de Wittenberg suas 95 teses. Esse documento foi o embrião de uma transformação única na vida da Igreja Cristã. O poder papal foi abalado e as estruturas da Igreja Romana foram trincadas abrindo espaço para uma nova dimensão de espiritualidade e de vida para o povo.
A chamada Reforma Protestante, iniciada na Alemanha, mas que em pouco tempo se alastrou por toda a Europa, trouxe não somente ganhos espirituais, mas também sociais. O povo andava escravizado por uma teologia medieval e supersticiosa. Eram reféns de padres e bispos gananciosos e inescrupulosos. Eles viviam uma verdadeira prisão! A Reforma veio trazer a liberdade da fé. De acordo com Martinho Lutero todos os homens eram livres para crerem segundo a consciência de cada um. A Bíblia Sagrada deveria ser lida por todos e não somente pelo clero. Os crentes não precisavam de mediadores e todos os cristãos eram sacerdotes. Sua tônica era o texto de S. Paulo aos Romanos 1:17b. “Mas o justo viverá da fé”. Lutero descobriu o segredo oculto de Deus. Somente a fé em Cristo é capaz de salvar e proporcionar nova vida a todo àquele que crê.
Hoje passados quase 500 anos a Reforma trouxe valores incalculáveis para o mundo. As nações protestantes são comprovadamente as mais ricas e mais desenvolvidas do planeta. Uma nova concepção da economia e a abertura para o mercado capitalista, a industrialização e a própria democracia são resultados da Reforma Protestante.
Mas a despeito desses avanços, no Brasil, temos assistido ao quase desconhecimento total da Reforma Protestante e seus valores na maioria da Igrejas Evangélicas. Muitas não sabem nem a data da Reforma, outras, mesmo sabendo, ignoram e não celebram como deveriam esta data tão importante. Se perguntarmos na maioria das igrejas de hoje o que foi a Reforma muitos não saberão sequer explicar o que é. Outros desconhecem totalmente o nome de Martinho Lutero, de Calvino, de Ulrico Zwinglio e João Knox, etc...
            Somos herdeiros de uma ação inigualável de Deus na história do homem. Devemos comemorar esta data com grande júbilo no coração. Precisamos orar a Deus e pedir a Ele uma nova reforma para a Igreja do século XXI.
Deus seja louvado!

Nenhum comentário: