07 novembro 2009

Para viver um cristianismo autêntico

Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.
S. João 13:34-35 (NTLH)

Amados, hoje mais do que nunca precisamos levar a sério estas palavras ditas por Jesus e registradas no Evangelho de S. João. A ênfase do ensino do Senhor Jesus está pautada por esse mandamento. Negar isso é negar a própria essência da fé cristã!
Em tempos de teologias as mais bizarras possíveis, nesse período em que as denominações evangélicas padecem de uma doença crônica chamada superficialidade, nada mais saudável do que um retorno aos fundamentos elementares do ensino do mestre.
De nada adianta celebrar um belíssimo culto, com bandas profissionais de louvor, trazer um pregador que arrebata multidões e que realiza milagres instantâneos, se nos esquecemos do fundamental. O mais aprazível para Deus não é o esplendor dos cultos ou a beleza dos templos e sim a maneira como tratamos e nos relacionamos com os irmãos. A Igreja é agência do Reino de Deus e como tal, deve expressar os princípios desse reino de justiça e paz. Negar isso é afrontar a Deus e aviltar o próximo!
Há quanto tempo você não houve em sua igreja um sermão sobre a caridade e o amor ao próximo? O que a maioria prega hoje é o triunfalismo “evangélico”. Ninguém está preocupado com os pobres e sofredores. O que muitas vezes nos atrai para as igrejas é a vontade de nos darmos bem na vida, de querer resolver nossos problemas e conflitos pessoais custe o que custar.
Daí a advertência do Senhor: “Eu lhes dou este novo mandamento”. Não é algo opcional ou que posso deixar pra depois. É MANDAMENTO DO SENHOR!!! E Jesus colocou como prova do nosso amor por ele é que guardaríamos os seus mandamentos. Então São João diz novamente em sua segunda epístola: “Quem diz que vive na luz e odeia seu irmão está na escuridão até agora. Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar. Mas quem odeia seu o irmão está na escuridão, anda nela e não sabe onde está indo, porque a escuridão não deixa que essa pessoa enxergue”.      I João 2:9-11
Pensem nisso e busquem um cristianismo mais autêntico e evangélico!

Rev. Haroldo Mendes+

Nenhum comentário: