25 outubro 2009

A despeito do convite do Papa para o retorno dos Anglicanos...

Achei interessante a iniciativa de Bento XVI de abrir as portas da Igreja Romano-Católica para os Anglicanos! Diga-se de passagem, para os Anglicanos tradicionalistas, que não aceitam ordenação de mulheres ao sacerdócio e muito menos a sagração de bispos gays. Bem, na verdade, esse retorno de tradicionalistas que vivem flertando com o bispo de Roma e o Vaticano não é de hoje. Desde o Papa anterior isso já acontecia e até antes de João Paulo II. É só conferir nos registros históricos, que vez ou outra veremos Anglicanos querendo voltar pra Roma!
Mas a realidade é que quem vai voltar é uma minoria insatisfeita com os desdobramentos dos últimos anos. Não somente pela ordenação de mulheres ao sacerdócio, mas também pela sagração de mulheres bispas e pela escolha de um bispo declaradamente homossexual na Igreja Episcopal dos Estados Unidos. Quem se assanha pra voltar são os anglo-católicos, minoria ritualista da Igreja Anglicana! A maioria evangelical e protestante, nem sonha com isso, pois têm consciência de sua história e de sua identidade.
A Igreja Anglicana continuará sua trajetória histórica de igreja de via média. Católica e reformada. É esse o seu carisma. Mesmo que os anglo-católicos tentem transformá-la numa igreja romana e os evangélicos numa igreja batista, ela jamais será uma coisa ou outra. Faz parte do ethos anglicano essa dubieidade. É esse o seu charme e tirar isso é solapar a identidade anglicana.
Um anglicano legítimo nunca se sentirá à vontade na Igreja Católica Apostólica Romana. Lá tem Papa, nós não temos. lá o governo é centralizado, para nós a autoridade do bispo é dispersa. Na Igreja Anglicana as decisões são tomadas pelo clero e pelo povo, na Romana Não! E, além disso, há questões doutrinárias divergentes em alguns aspectos. Então o Anglicano que aderir à Igreja de Roma, terá de renunciar ao anglicanismo. Por isso o Papa fala de conversão.
Eu gosto e respeito muito a Igreja Católica. Mas não quero voltar pra Roma. O anglicanismo me basta!

Rev. Haroldo Mendes+

Um comentário:

Unknown disse...

E UMA QUEBRA DE PRINCIPIOS MAS DEVEMOS ESTAR SEMPRE ABERTOS AO DIALOGO COMO COMUNIDADE CRISTA Q SOMOS SEGUINDO AS PEGADAS DO MESTRE JESUS QUANDO ELE FALA SOBRE A UNIDADE CRISTA EM SUA ORAÇAO SACERDOTAL EVANGELHO DE JOAO:17...