09 novembro 2009

O Movimento da Fé e a Teologia da Prosperidade




Heresia Nova e Antiga


Os últimos acontecimentos no meio evangélico nos deixaram perplexos. Não só pelo fato de escandalizar muitos irmãos, causando frustrações enormes. Mas também porque isso nos leva a um questionamento sério sobre a realidade das Igrejas Evangélicas brasileiras.
Refiro-me aos rumos tomados pela maioria das Igrejas Evangélicas de duas décadas pra cá. Opções deliberadas em prol de movimentos os mais exóticos possíveis! Entre eles, não podemos deixar de destacar o mais agressivo e pra não dizer o mais sedutor e envolvente, o chamado Movimento da Fé ou Teologia da Prosperidade. Essa nova onda, surgiu de forma gradual a partir dos ensinos e escritos de Essek William Kenyon (1867-1948), ele era inspirado na seita Ciência Cristã. Em 1891, Kenyon ingressou na Emerson School of Oratory (Escola Emerson de Oratória), em Boston, EUA, escola eclética fundada e dirigida por Charles Emerson: “Ali se encontrou com o Novo Pensamento de Finéias Quimby sobre o poder da mente e os ensinos da Ciência Cristã”. McConnell, em sua obra A Different Gospel, declarou: “Em seus 40 anos de ministério, a teologia de Emerson evoluiu do congregacionalismo para o universalismo, para o unitarismo, para o transcendentalismo, para o Novo Pensamento (Nova Idéia), e terminou, finalmente, na mais rígida e dogmática de todas as seitas metafísicas, a Ciência Cristã. Emerson uniu-se à Ciência Cristã em 1903 e nela permaneceu envolvido até sua morte, em 1908.
Kenyon empenhou-se em campanhas, pregando salvação e cura em Jesus Cristo, dando ênfase aos textos bíblicos que falam de saúde e prosperidade. Aplicava a técnica do poder do pensamento positivo. Não era pentecostal, pastoreou várias igrejas e fundou outras tantas. Ele foi influenciado pelas seitas Ciência da Mente, Ciência Cristã e a Metafísica do Novo Pensamento. Escreveu 16 livros, e, depois de sua morte, em 1948, sua filha encarregou-se de publicar suas obras que “tiveram grande influência na “Palavra da Fé”. Hoje, ele é reconhecido como Pai do movimento Confissão Positiva: “Seus escritos tornaram-se, também, embrionários para o ministério de Kenneth Hagin, Kenneth (falecido recentemente), Copeland, Don Gossett, Charles Capps, e outros no movimento Palavra da Fé e Confissão Positiva”.
Qualquer evangélico de olhar mais atento identificará com facilidade essas técnicas nos cultos de várias igrejas atuais. Isto não é o Evangelho do Senhor, que foi pregado por Paulo, Pedro e tantos outros apóstolos e mártires da Igreja.
Fiquemos atentos para não compramos gato por lebre.
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. Gálatas 1:8-9


Rev. Haroldo Mendes+

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