25 maio 2015

QUEM SE INCOMODOU COM AS CRÍTICAS DE LULA AOS PASTORES?

Acompanhei atento pela TV a indignação de alguns pastores-celebridades e pelas redes sociais, de outros não tão celebridades, sobre a fala de Lula com sindicalistas em São Paulo esta semana.
Lula foi irônico e disse que os sindicalistas deveriam se inspirar nos pastores evangélicos, que sempre jogam a culpa no diabo por tudo o que acontece de ruim. Ele disse: “Os pastores evangélicos jogam a culpa no diabo. Acho fantástico isso. Você está desempregado, é o diabo, está doente, é o diabo, tomou um tombo é o diabo, roubaram o seu carro é o diabo”. Arrancando gargalhadas na plateia.
Depois Lula também falou do dízimo e disse que a solução está ali e imitando uma pregação evangélica em tom de gozação conclamou os sindicalistas a copiar os métodos dos pastores no quesito dinheiro.
A fala de Lula deixou em polvorosa algumas lideranças evangélicas, pois, afinal, Lula tocou no cerne da questão da Teologia da Prosperidade. Culpar o diabo por tudo e amealhar dinheiro dos fiéis através do dízimo, um preceito do Velho Testamento que foi transportado para as Igrejas Cristãs e que muitos defendem com unhas e dentes.
Quero deixar bem claro aqui que não sou petista e muito menos lulista. Mas acho que o ex-presidente foi até bonzinho. Ele nem falou das campanhas estapafúrdias para arrancar dinheiro dos incautos, não falou das maracutáias políticas da dita “Bancada Evangélica”, hoje capitaneada pelo evangélico Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara dos Deputados e que tem feito horrores naquela casa.
Lula incomodou é bom que se diga a apenas uma parcela dos pastores. Incomodou os televisivos, os que se utilizam de métodos espúrios para pagar seu luxo e vaidade. Incomodou os que manipulam as consciências e exploram a boa fé de gente sofrida e frágil. Esses com certeza se incomodaram muito com as galhofas de Lula.
Mas os pastores de verdade, homens e mulheres de Deus, que se sacrificam para levar gratuitamente o genuíno Evangelho de Jesus, esses certamente não foram atingidos pela fala zombeteira de Lula.
Se a carapuça serviu para alguns então a fala de Lula foi profética, ela serviu para alertar aos mercenários da fé que a sociedade e os políticos estão de olho nos evangélicos e principalmente nos pastores que usam a fé para enriquecer.
Quem viver verá!

Haroldo Mendes

Nenhum comentário: