29 maio 2013

IGREJA OFICIAL?

Desde que Jesus fundou a Igreja e seus apóstolos e discípulos iniciaram sua pregação e propagação, temos visto na história do cristianismo a arrogância e petulância de alguns grupos que se autodenominam como a única e verdadeira Igreja do Senhor. Sim, isso mesmo. Muitos gostam de se autoproclamar a IGREJA e não se contentam em ser apenas parte da Igreja.
Mas afinal qual é a Igreja verdadeira? Os Católicos Romanos dizem que são eles os sucessores diretos do apóstolo Pedro, inclusive, sendo este o primeiro Papa de Roma (colega do atual Francisco). Os Ortodoxos questionam isso dizendo que na verdade são eles que descendem de Pedro e que são eles mesmos a primeira Igreja cristã do mundo.
Entre anglicanos a coisa não fica muito longe disso também, pois há os que pensam ser oficiais, mesmo fora da Inglaterra, como é o caso da 19º província brasileira da Comunhão Anglicana, que se autointitula Igreja Anglicana Oficial do Brasil em detrimento das demais Igrejas Anglicanas que não estão em comunhão com a Sé de Cantuária.
Para não parar por aqui e para não ficar somente entre as denominações mais antigas, o mesmo fato corre também entre as Igrejas Evangélicas. Assembleia de Deus, Batistas, Presbiterianos, Metodistas, etc....Cada uma dessas igrejas têm sua versão “oficial” e não raro hostilizam as demais igrejas que não estão em comunhão com essa ditas igreja oficiais.
Bem, vamos aos fatos. Jesus fundou a Igreja e ela, a partir de Pentecostes, se espalhou mundo afora. Seria impossível oficializar a Igreja em seus primórdios, visto sua situação de perseguição e clandestinidade. Além disso, era um grupo pequeno ainda e sem uma doutrina muito definida. Jesus com toda certeza não fundou nenhuma das denominações existentes hoje em dia, incluindo aí a mais antiga que é a Igreja Católica Apostólica Romana.
As igrejas históricas mais antigas foram fundadas por apóstolos ou por discípulos de apóstolos e muitas delas hoje já nem existem mais, como é o caso das sete igrejas do Apocalipse.
Mas o que então torna uma igreja verdadeira? Em primeiro lugar a Igreja do Senhor foi fundada sobre a doutrina dos apóstolos. Esse é um ponto fundamental para se saber a legitimidade de uma determinada igreja. Ela segue a doutrina dos apóstolos? Ela zela em manter a tradição apostólica? As igrejas verdadeiras confessam os credos históricos (Credo Apostólico e Niceno) e tem a Bíblia Sagrada como sua regara de fé e prática. Todas as verdadeiras igrejas cristãs tem a mesma fé naquilo que é essencial. Ou seja, a afirmação das Escrituras (Bíblia), Os credos históricos, os sacramentos (Batismo e Ceia do Senhor) e a afirmação de que Jesus Cristo é o Único e suficiente salvador. Esta é a base de toda igreja verdadeira. O que foge disso é questionável!
Deus tem um povo salvo e que o adora em espírito e em verdade. E é esta igreja que ele virá buscar em sua segunda vinda em glória.
Confiemos no Senhor!

Haroldo Mendes

Nenhum comentário: