17 dezembro 2013

O FESTIVAL PROMESSAS E OS CANTORES GOSPEL


Eu assisti algumas partes da exibição pela Rede Globo do Festival Promessas, um evento musical, supostamente religioso de música gospel promovido pelas Organizações Globo. Pela TV eu pude ver a grande diferença entre adoração a Deus e a apresentação de um show artístico.
A chamada música gospel se tornou algo meramente secular. Os temas são religiosos, falam de Deus, de Jesus, do Espírito Santo, da Bíblia Sagrada, mas seus objetivos são tão profanos e mundanos quanto um Rock in Rio.
O mercado musical quando descobriu o potencial comercial da música gospel partiu pra cima. Gravadoras como MK Publicitá, Line Records, Som livre e muitas outras investem pesado em seus artistas. Pois é isso mesmo que são os cantores gospel. Artistas que visam fama e dinheiro.
Fora o narcisismo exagerado de alguns e a ganância financeira de outros, ainda há os absurdos teológicos cantados por essa gente. Não raro letras com heresias bizarras demonstrando claramente o desconhecimento bíblico e a falta de instrução mínima do cristianismo evangélico e protestante.
Não estou aqui fazendo nenhum julgamento, mas levantando um questionamento para reflexão dos meus leitores. Será que os festivais ou shows como o Promessas, acrescentam algo ao Reino de Deus e à Igreja do Senhor? Acredito que absolutamente não! Basta dar uma pequena olhada no que acontece nesses eventos para sabermos o quão fugaz eles são e que em nada diferenciam de outros eventos musicais não religiosos.
Os cantores gospel que se tornam celebridades passam a cobrar fortunas para se apresentarem nas igrejas. Nada contra a cobrança, mas não me venham com essa conversa fiada de que são adoradores. Os anjos não cobram cachê para adorar ao Senhor e os verdadeiros adoradores o fazem com o coração e não com o bolso.
Não se iludam achando que a Rede Globo está interessada na música cristã. Não. Ela quer é ibope e consequentemente dinheiro.
Mas a sedução da telinha não se restringe à música gospel. Há pastores que também se deixam levar pelo encanto da TV. Pastores que há bem pouco tempo demonizavam a Globo, hoje se dobram ao canto da seria global e de outras TVs, como se isso fosse fundamental para o avanço da mensagem de Cristo.
Sejamos ao menos coerentes com nosso discurso e busquemos a simplicidade do Evangelho de Cristo.
Quem viver verá!

Haroldo Mendes

Um comentário:

Rogério Jardim disse...

Concordo plenamente com você, Haroldo. Sem contar a balela dos atos proféticos sugeridos nas letras das músicas e a proposta apóstata que está evidente, porém pouco perceptível á aqueles que não tem a lente que permite ver estas coisas, ou seja, a profundidade no evangelho verdadeiro.

Vicemos um momento perigoso da igreja hoje, onde heresias travestidas de verdade tem se infiltrado facilmente na igreja de Cristo pela falta de sabedoria da igreja e seu raso conhecimento da verdade. Mas louvo a Deus por ainda ter uma minoria que não se curva a essas propostas que tem por objetivo não destruir o evangelho, mas somente enfraquecê-lo.

Que Deus ajude sua igreja a viver nas suas verdades, e somente nelas.

Rogério Jardim
http://manayom.blogspot.com.br/

#VoltemosAoVerdadeiroEvangelho