07 agosto 2012

BRASIL UM PAÍS PROTESTANTE?


O Brasil poderá ser um país protestante daqui a três décadas, afirma pequisa recente feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta é uma ótima noticia principalmente para quem como os evangélicos já sofreram diversas discriminações e até perseguições em décadas passadas.
Mas o que muita gente ignora são os critérios adotados pelo IBGE para qualificar o que eles chamam de Religião Evangélica. Primeiro não existe religião evangélica. O que há é a Religião Cristã de orientação evangélica. Em segundo lugar o órgão de pesquisa considera como Igreja Evangélica todo tipo de seita pseudo cristã como as Testemunhas de Jeová, Mórmons e as seitas neo pentecostais.
Mas o que mais me preocupa é a relevância dos evangélicos na sociedade brasileira. Qual tem sido sua participação na transformação social do nosso país? Pois, afinal de contas, de acordo com o IBGE, somamos mais de 40 milhões de cristãos evangélicos no Brasil. Esse número expressivo de pessoas precisa fazer diferença de alguma maneira. Quando digo fazer diferença estou me referindo justamente à ação social. Isso mesmo. Igreja que não se envolve em ação social está fora da realidade do Reino de Deus. O Evangelho de Cristo é essencialmente voltado para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Esquecer isso é minimizar a proposta de Jesus. Em uma sinagoga na cidade de Nazaré logo no início do seu ministério terreno, Jesus disse: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração” Lc 4:18. A palavra evangelho significa literalmente boa noticia ou notícia alvissareira. É uma mensagem de libertação integral do ser humano. Não se admite injustiça social num contexto onde o cristianismo é a religião majoritária. A igreja não pode ficar inerte olhando para o próprio umbigo enquanto milhares padecem fome, sem saúde, educação e moradia. A igreja precisa ser profética! Enquanto alguns ministérios se tornam verdadeiros impérios da fé, milhões sofrem necessidades. Se estamos caminhando para ser um país protestante, devemos então protestar contra as injustiças e governantes corruptos e estabelecer a igualdade e a paz!
Lutemos por um Brasil protestante, mas acima de tudo por um Brasil cristão e justo!

Nenhum comentário: