21 julho 2009

Igrejas Gays a nova onda evangélica

É possível que estejamos passando pela maior crise de identidade que a Igreja Evangélica já passou nos últimos séculos. E não é pra menos! Depois do estabelecimento institucional das igrejas protestantes históricas no Brasil, veio a exuberância do Movimento Pentecostal. Igrejas e mais igrejas se estabeleceram em nossas terras e depois veio o neo-pentecostalismo, com uma proposta mais amena, sem costumes e proibições, propondo a teologia da prosperidade, uma heresia moderna, que ensina aos fiéis como tirar proveito financeiro da fé em Deus.

Mas acontece que tudo que é modismo tem seu fim e a teologia da prosperidade começa a ser questionada e tende a decrescer inevitavelmente. Entretanto, um novo fenômeno religioso está soprando no meio evangélico – As chamadas “Igrejas Inclusivas” leia-se, igrejas tolerantes com o movimento GLBT. (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais) Não poucos grupos têm se estabelecido aqui no Brasil e no mundo inteiro, principalmente na Europa e Estados Unidos como igrejas gays. Eles têm um discurso próprio, uma hermenêutica voltada para a aceitação do homossexualismo como algo natural, inerente ao ser humano, assim como ser branco ou negro e, portanto, não é pecado algum ser gay. Inclusive, argumentam com versículos bíblicos sua opção sexual!

Pastores, muitos deles formados em seminários e faculdades de teologia selecionam versículos bíblicos e os trazem na ponta da língua para argumentar com quem quer que seja. Os pastores gays acusam as igrejas de negar-lhes o amor de Jesus. Eles levantam um questionamento muito sério contra a igreja que lhes fechou as portas ao descobrir sua homossexualidade. Então se a igreja não os queria eles resolveram fundar as suas próprias comunidades e elas estão crescendo em todo o mundo.

Aqui no Brasil temos a Igreja Acalanto, Comunidade Betel do Rio de Janeiro, Igreja Cristã Contemporânea e a Igreja da Comunidade Metropolitana. Isso para citar apenas as mais conhecidas! Todas elas, igrejas gays ou tolerantes com o movimento GLBT. Além disso, há também igrejas históricas que se enveredaram no caminho do liberalismo e compactuam das mesmas idéias das igrejas GLBT. Não há como negar a realidade desse fato!

Outro dia fui procurado por um “pastor” que me pediu para realizar seu casamento, então quando disse a ele que deveríamos conversar mais sobre isso e pedi para conhecer sua noiva, ele me disse que era homossexual assumido e que iria se casar com outro homem! Ele veio de uma grande igreja evangélica de BH. Mas agora estava se preparando para abrir uma igreja gay na cidade.

Fatos como o relatado acima devem nos deixar alertas para essa nova onda que está surgindo. Essas igrejas se intitulam evangélicas e se apresentam como tais.

Não podemos ser homofóbicos, (ter preconceito contra homoxessuais) mas também não vamos deixar de lado princípios da Palavra de Deus em função da pós-modernidade.

É tempo de denúncia profética, tempo de fazer valer nossas convicções contra um mundo que se afastou do Deus Eterno.

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente!

Rev. Haroldo Mendes+

9 comentários:

Anônimo disse...

"Não podemos ser homofóbicos, (ter preconceito contra homoxessuais..."
Prezado reverendo, desde quando tive a notícia de tu ter "virado a casaca" para o lado do bispo Robinson me assustei. É como eu entrar no quintal do meu vizinho, me estabelecer ali e simplesmente ignorá-lo, isso o que o bispo Robinson está fazendo. Lembremos que nosso país já tem uma sólida Província Anglicana e não precisa da interferência da Igreja Anglicana do Cone Sul. Aqui existe a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, 19ª província da comunhão anglicana, e nenhuma outra igreja da mesma comunhão deve se estabelecer em seu território. Quanto a não ser homofóbico interessante, a palavra "homossexualismo" foi abolida desde 1974 de nosso vocabulário tendo como substituta a homossexualidade que se trata de uma identidade do indivíduo e segundo o próprio governo laico que rege esse país o novo termo a ser adotado por essa comunidade é LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Ah, lembre-se também de quem tem filhos, e sua família continuará e a identidade das pessoas não pode ser alterada por qualquer credo religioso que ela venha a seguir.

A PALAVRA disse...

Caríssimo Augusto, obrigado por seu comentário.
Eu não sou homofóbico!!!!!
Entretanto, me reservo o direito de expressar minha opinião nesse espaço democrático. Ser gay é uma questão de opção sexual e não de genética, como alguns tentam fazer-nos acreditar.
Quanto à questão de "virar a casaca", eu não saí da IEAB somente pela sua posição claramente favorável à ordenação de clérigos gays. Saí porque assim como nos acusam de ser homofóbicos, eles discriminam todo e qualquer clérigo que se diz defensor dos valores bíblicos e ser evangélico nessa igreja é quase um crime!!!!
A Diocese do Recife não teve outra alternativa a não ser buscar cobertura espiritual no Cone Sul, pois a Câmara dos Bispos da IEAB, depois de um processo espúrio contra o bispo Robinson e mais 32 clérigos os destituíram de maneira arbitrária e ilegal.
A Comunhão Anglicana está passando por um processo de mudanças e o realinhamento é inevitável. A IEAB não é a única Igreja Anglicana do Brasil e se ela não se cuidar, corre o risco de juntamente com sua congênere a Igreja Episcopal dos EUA serem afastadas da Comunhão Anglicana por desvio de doutrina!
Respeito sua posição, mas não vejo no meu texto nenhum ato discriminatório. Apenas a opinião de quem pensa diferente.
Rev. Haroldo Mendes+

Unknown disse...

Opção Sexual?
Nunca tive nenhum tipo de opção, se pudesse escolher eu teria com certeza sido hétero, para não sofrer o preconceito e discriminação.
Quer dizer então que vc já esteve indeciso e "optou" por ser hétero?

Não deveria falar do que não sabe.

Ah, vc esqueceu de citar a Igreja Progressista de Cristo, aqui em Recife, da qual eu faço parte e que também é inclusiva. visite nosso site: http://www.todosdejesus.fr.gd

Paz e progresso!

Deivid Douglas Ramos disse...

"Ser gay é uma questão de opção sexual e não de genética, como alguns tentam fazer-nos acreditar." "Rev." Haroldo Mendes, eu gostaria, se não for pedir muito a fonte bibliográfica que senhor obteve essa informação. Tenho 25 anos e desde os 12 me mantenho informado das pesquisas científicas, e para ser totalmente exato 100% delas apontam para um fator genético. Para não dizer crendisses eu posso afirmar isso porque participo de um grupo de pesquisas da UFMG. Seria possível o senhor dizer a fonte para que eu possa pesquisar melhor?
Eu gostaria de saber também com relação à opção sexual, quando foi que o senhor se decidiu ser heterossexual. Porque como o amigo anterior eu não optaria por ser gay, tenho um grande sonho de ter um filho, pois eu adoro crianças. Não me lembro de ter escolhido isso para mim, pelo contrário, eu chorei tardes e mais tardes, desde os meus 12 anos, fechado no quarto. Ano passado quase suicidei por causa da depressão. Esse sentimento passou quando Deus (o meu Criador) mandou para mim uma mensagem, através do Espírito Santo, que está na minha vida.

Enfim, uma coisa que não é pregada de maneira clara na ICM, e é um erro, Deus não aceita a perversão dos homossexuais. Mas os aceita e eu creio (pelo argumentos científicos) até que me provem o contrário, que ser homossexual não é uma escolha e o senhor se equivocou.

DEUS SABE DE TODAS AS COISAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DEUS SABE DE TODAS AS COISAS disse...

DEUS SABE DE TODAS AS COISAS disse...

GRAÇA E PAZ DO REI JESUS A TODOS...
EU TAMBÉM SOU EVANGÉLICA E TENHO COMO MANUAL DE VIDA A PALAVRA DE DEUS QUE É A BÍBLIA SAGRADA.
OBSERVEI MUITAS MATÉRIAS A RESPEITO DO MOVIMENTO LGBT,EM RELAÇÃO AS IGREJAS EVANGÉLICAS.COM BASE NISSO,E COM MUITA HUMILDADE, DIGO QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO É QUE CONVENCE O SER HUMANO DO QUE É CERTO OU ERRADO.
VIVEMOS NUM PAÍS DE LIVRE EXPRESSÃO E VENHO POR MEIO DESTE EXPRESSAR A MINHA OPINIÃO,DIZENDO QUE ASSIM COMO DEUS AMA OS HOMESSEXUAIS,EU TAMBÉM OS AMOE NÃO ESTOU AQUI PARA JULGÁ-LOS.O AMOR DE DEUS A TODOS VOCÊS É COMO UM PAI TEM POR UM FILHO.CREIO QUE VOCÊS TAMBÉM CONHECEM E ACREDITAM NAS ESCRITURAS SAGRADAS,POIS JÁ OBSERVEI MUITO,OS PASTORES GAYS DA IGREJA FUNDADA EM BH CITAREM TRECHOS BÍBLICOS,DEMONSTRANDO SUAS CRENÇAS EM DEUS E EM JESUS. QUANDO ACREDITAMOS EM ALGO ACREDITAMOS POR COMPLETO NÃO É VERDADE?
COM ISSO DEIXO UMA DÚVIDA QUE GOSTARIA QUE UM DOS HOMOSSEXUAIS QUE ACREDITAM NA PALAVRA DE DEUS ME RESPONDA: COM RELAÇÃO AO TEXTO BÍBLICO CITADO EM ROMANOS 2:18-31.O QUE VOCÊS ENTENDEM? NÃO ESTOU QUERENDO JULGÁ-LOS, SÓ PESSO ENCARECIDAMENTE UM RESPOSTA.
E COM RELAÇÃO A QUESTÃO :" SER HOMOSSEXUAL É UMA OPÇÃO, OU É UM FATOR GENÉTICO", COMO TODOS TIVERAM O DIREITO DE DAR SUA OPINIÃO VOU DAR A MINHA: NÃO CONCORDO COM O REV. HAROLDO MENDES E MUITO MENOS COM VOCÊS, ME DESCULPEM PELA FRANQUEZA.COM BASE NO QUE LI NESSA PASSAGEM BÍBLICA, SER HOMOSSEXUAL NÃO SE ESCOLHE NEM NASCE ASSIM.... A BÍBLIA É CLARA QUE DEUS CRIOU HOMEM E MULHER, OU SEJA ELE É SOBERANO , NÃO ERRA! ISSO É INDISCUTÍVEL, PARA QUEM CRÊ, NA SUA SOBERANIA. POR EXEMPLO, ELE JAMAIS IRIA CRIAR ALGUÉM QUE TEM UM DESEJO DE SER MULHER NUM CORPO DE HOMEM,( FALO DOS TRANSEXUAIS DO MOVIMENTO LGBT)ELE COM O SEU AMOR DE PAI, JAMAIS DESEJARIA ISSO PARA SEUS FILHOS.PEGO O COMENTÁRIO DO THOMAS DWALLEN, CONCORDO COM VOCÊ PLENAMENTE, VOCÊ NÃO ESCOLHEU SER HOMOSSEXUAL E NEM EU HETEROSEXUAL, MAS ANTES DA GENÉTICA, DEUS É ACIMA DE TUDO.ELE TEM PODER PARA CONTROLAR A GENÉTICA.E SABE PORQUE REVERENDO QUE O SENHOR ESTÁ ERRADO TAMBÉM? LEIA ESSA PASSAGEM BÍBLICA EM ROMANOS 1: 18-31 E VAI ENTENDER.. PEÇA A DEUS DISCERNIMENTO E SABEDORIA A CADA DIA PARA FALAR, E EXPRESSAR SUAS OPINIÕES, POIS SÓ DEUS É QUE MOVE OS CORAÇÕES. VOCÊS TODOS COM TODA ESSA SABEDORIA NÃO VAI,NUNCA E JAMAIS CONSEGUIR O QUE QUEREM, SABEM DO QUE ESTOU FALANDO. ORE A DEUS E ELE VAI TE AJUDAR. AMÉM?
E AOS HOMOSSEXUAIS LEMBRA DO QUE DISSE QUANTO AO AMOR QUE DEUS TEM POR VOCÊS? ENTÃO UM PAI CORRIGE O FILHO PORQUE ELE AMA. O AMOR VAI MUITO MAIS ALÉM DO QUE ACEITAR A PESSOA AMADA DO JEITO QUE ELA É,MAS SE ELA PRATICA ALGO QUE NÃO CONCORDAMOS "ABRIMOS OS OLHOS DELA", SE É QUE VOCÊS ME ENTENDEM, DEUS AMA TODOS VOCÊS, E VOCÊS SÃO ESPECIAIS PARA ELE, INCLUSIVE PARA MIM, ACREDITEM.VOCÊS SÃO GUERREIROS, LUTAM PELOS SEUS IDEAIS E VÃO SER ÚTEIS PARA DEUS. MAS ASSIM COMO ELE AMA O LADRÃO, ASSASSINO E ATÉ MESMO EU COM TODAS MINHAS FALHAS, ELE NOS ADVERTE QUANDO ESTAMOS ERRADOS, NEM SEMPRE DEUS POR CAUSA QUE AMA O PECADOR ACEITA A SUA PRÁTICA.ELE QUER A CADA DIA NOS LIMPAR E NOS FAZER NOVAS CRIATURAS, QUE QUANDO TEM O ENCONTRO REAL COM ELE,TEM A VIDA TRANSFORMADA. AMÉM?
DESCULPE A TODOS, POR NÃO USAR PALAVRAS BONITAS, ME IDENTIFICAR COMO UMA DOUTORA, OU ESTUDIOSA, ENTRE OUTROS. SOU SIMPLES NO FALAR, DEUS USA OS PEQUENINOS PARA CONFUNDIR OS GRANDES. TENHO 18 ANOS DE IDADE E MUITO O QUE APRENDER NESSA VIDA. E AOS HOMOSSEXUAIS , HETEROSEXUAIS, LADRÕES, ASSASSINOS, E PECADORES EM GERAL: DEUS AMA O PECADOR, E NÃO A PRÁTICA DO PECADO. DEUS QUER VOCÊ DO JEITO QUE É,MAS NÃO QUER QUE FIQUE COMO ESTÁ.

DEUS SABE DE TODAS AS COISAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DEUS SABE DE TODAS AS COISAS disse...

ME DESCULPEM A TODOS A REFERÊNCIA BÍBLICA ESTÁ ERRADA... COLOQUEI ROMANOS 2:18-31 MAS NA VERDADE É PARA LER ROMANOS 1:18-31...
OBRIGADO.

DEUS SABE DE TODAS AS COISAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.