05 junho 2009

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!

Ser ou não ser, eis a questão! Esta expressão foi cunhada pelo dramaturgo e poeta Willian Shakespeare em sua obra mais famosa chamada Hamlet. Hoje a mesma pergunta se faz necessária no contexto evangélico brasileiro. Ser ou não ser evangélico, eis a questão! (To be, or not to be that is the question!).
Para início de conversa é bom saber que ser evangélico em nossos dias nem sempre quer dizer ser um cristão autêntico. Tem muita gente enganada por ai, achando que só pelo fato de seu nome constar no rol de membros de determinada igreja ou denominação está salva!
A Igreja do Senhor Jesus nasceu em Jerusalém e se expandiu por toda a Palestina, atravessando fronteiras e chegando à Europa. Depois, varou os continentes e mares e hoje está em praticamente todo o mundo! Isto reforça seu caráter (católico) universal, livre de etnias e aberta a todos os que quiserem receber a palavra da salvação. A princípio a salvação era para os judeus, mas com sua rejeição de Cristo e a conversão do apóstolo Paulo, os gentios foram alcançados com a pregação do evangelho da graça de Deus!
Chegou o tempo de romper com as estruturas exclusivistas de alguns grupos evangélicos. Infelizmente em nosso meio existem àqueles que pensam que só eles vão para o Céu, que só eles têm a verdade e que só eles recebem as bênçãos do Senhor!
Deus não está preso aos paradigmas humanos. As denominações são invenções humanas os rótulos não foram criados por Deus, aliás, na Igreja Primitiva, não havia sequer templos. Os cristãos se reuniam nas casas e isso perdurou até por volta do ano 300 depois de Cristo!
Hoje igrejas de todos os matizes e para todos os gostos surgem em cada esquina. Basta um pastor se desentender com seu líder e ele logo “funda” uma nova “igreja”. Congregações com os nomes mais bizarros possíveis fazem parte do panteão evangélico e não ficam só no nome, suas doutrinas muitas vezes também são bizarras e beiram à heresia!
Está na hora da Igreja Evangélica Brasileira se colocar na sociedade como serva de Deus e parar com as meninices espirituais. Ela deve deixar de lado os modismos que circundam os altares evangélicos e abraçar a sã doutrina de maneira mais comprometida. A igreja deve ser profética e denunciadora do pecado social da nação. Foi assim que agiram os profetas e foi assim que agiu Jesus no seu tempo. E, portanto, é assim que a igreja deve agir!
Chegou o momento em que a Igreja Evangélica precisa tomar uma atitude mais firme com relação à pedofilia, ao desmantelamento da família enquanto instituição projetada por Deus, também se posicionar com relação ao aborto, eutanásia, meio ambiente e muitos outros temas em que ela covardemente se omite, salvo alguns poucos profetas de Deus que tem a coragem de enfrentar essas questões.
Irmãos vamos lutar contra a corrupção, contra a violência e contra a picaretagem religiosa que está tomando conta de muitos púlpitos no Brasil.
Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: